APONTE

1
0
Somos uma plataforma que busca promover o encontro de soluções para os problemas do setor público com ajuda do jovem no processo. Como? Engajando o jovem por meio de um desafio. Nosso foco é o jovem universitário a participar desse processo tendo uma posição propositiva. Estes se dividem em grupos e buscam estruturar uma solução factível para o problema apresentado. Os melhores serão avaliadas por uma banca e receberão prêmios. Os órgãos públicos terão após o processo, uma solução a qual podem optar por implementar.
Não nos responsabilizamos pela implementação da solução.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
Queremos melhorar a gestão pública a nível local. Hoje, muitos órgãos públicos não possuem as ferramentas necessárias para melhorar sua gestão. Muitas vezes, contratar uma consultoria ou uma ajuda especializada poderia custar muito para a administração dos municípios. Nosso produto justamente atende esse nicho. Com a nossa ajuda o setor público poderia aumentar sua eficiência servindo melhor a população além de engajar o jovem a participar do processo.
Como funciona o seu negócio
Firmamos a parceria com setor público para coletar as demandas deste que necessitam de uma solução. Após a coleta e por meio de nossa plataforma, tornamos público o problema. Em seguida, feita a divulgação do problema, qualquer grupo de jovens universitários poderia apresentar sua proposta de solução - dentro dos parâmetros estabelecidos - para o problema. As melhores propostas serão avaliadas por uma banca composta por representantes do APONTE e do órgão público parceiro. Ao final, será escolhida uma proposta a qual a banca acredita que atenda os requisitos e seja considerada a melhor apresentada. Para o grupo que apresentou a proposta vencedora lhes será dado uma premiação. Com isso o órgão público parceiro consegue obter uma solução para seus problemas de gestão e consequentemente, a sociedade se beneficia pela eficiência a baixo custo trazida pelas proposta apresentadas pelos jovens.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Temos três hipóteses para validação de nosso modelo de negócios. A primeira é cobrar dos órgão públicos uma quantia adiantado e após a a prestação do serviço, há o pagamento do restante. A segunda é vender os dados da plataforma a terceiros que estejam interessados como consultorias. E a terceira e última, é nos sustentarmos por meio de cursos de capacitação para os jovens da plataforma. Todas a hipóteses estarão sujeitas a validação empírica. No quesito custos, nossos principais seriam as despesas associadas à firmação de parcerias e divulgação do projeto. Como quase todas as atividades são feitas online quase não possuímos custos com a execução em si.
Viabilidade financiera
Nossa estrutura é reduzida e demanda pouco dinheiro em sua execução. Oferecemos um produto de baixo custo para que órgãos municipais nos possam contratar. Pediríamos uma porcentagem do valor adiantado no momento da contratação como forma de garantia a eventuais problemas que possamos ter e para já de uma vez cobrir os custos do processo nas etapas seguintes. Após a seleção dos melhores projetos a porcentagem restante seria paga. Como dito, nosso produto é de baixo custo já que muito dele ocorre por meio de nossa plataforma online havendo os custos de divulgação e reunião com os representantes dos órgãos públicos o que permite escalá-lo a nível nacional pois qualquer prefeitura nos poderia contratar.
Riscos
Como grande risco ao sucesso há falta de interesse por parte do setor público e os problemas associados a trabalhar com este: morosidade, desorganização, incompreensão. Estes podem optar por manter o "status quo" e não quiserem participar da iniciativa. Além disso, a flata de organização da gestão de um município poderia vir a ser um entrave principalmente necessitaríamos coletar dados para que os jovens pudessem embasar sua propostas em algo concreto. Por último, as trocas de gestão pós eleição poderiam inviabilizar a continuidade das parcerias.
Equipe
A equipe APONTE é formada por jovens oriundo do Programa ProLíder que buscam transformar o setor público brasileiro composta pelos estudantes de engenharia Juan Enrique, Darlan Dalbianco e Laura; de economia José Arteta e a graduada em Gestão de Políticas Públicas Ana Corline García. Os membros deste projeto já possuem experiência em iniciativas como o Consciência Política, Ciências sem Fronteiras, Imagina na Copa, Parlamento Nacional da Juventude pela Água e Centro de Liderança Pública.
Escalada
Esse projeto apresenta uma estrutura enxuta e simplificada entretanto, hoje dada a crise econômicas muitas prefeituras estão diminuindo gastos. Apesar desse fator nos beneficiar em cidades de grande porte ele nos prejudica principalmente nas de pequeno tamanho, já que, os orçamentos dessas são diminutos e tendem a estar em queda visto a atual recessão. Outro fator importante, seria a possibilidade da entrada de concorrentes que hoje atuam apenas com o setor privado. Para evitar isso, seria importante ganharmos o máximo de escala possível antes da entrada destes a fim de termos poder de mercado e ganhos de escala, assim tendo uma vantagem comparativa.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Participamos do Yunus Challenge com objetivo não só de divulgação do projeto mas também, de ter um aprendizado com o processo. Acreditamos que estamos alinhados com o ideal de buscar servir a sociedade ao melhorar as instituições públicas que as regem e assim consequentemente melhorar a eficiência do Estado em entregar o que se espera dele. Por fim, o Yunus será o primeiro passo para fazer a decolagem do projeto e mesmo que não sejamos aprovados, só o fato de participar da seleção nos coloca em uma curva de aprendizado ascendente.
Mentores
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "APONTE"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Jose a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "APONTE"