You must to enter or to register your account before to support this idea.

HandsOn

Escola livre de capacitação em costura e artesanato de pessoas de baixa renda, terceira idade e refugidos em Curitiba. Foco no desenvolvimento de novos conhecimentos, geração de produção (conhecimento colocado em prática), comercialização (empreendedorismo), geração de renda e reinvestimento na ampliação do processo e benefício de outros projetos.
A ideia portanto é ensinar ao mesmo tempo em que se produza, comercializar com objetivo de obter renda e compartilhamento com outros projetos através de coleções temáticas de produtos.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
Um dos maiores problemas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos e refugiados é descobrir novas habilidades para poder se reinserir no mercado de trabalho. Ainda mais se não tiver condições de pagar por um curso. A HandsOn pretende portanto solucionar este problema ao criar um meio de ensinar, mas também ao mesmo tempo produzir e comercializar novos artigos feitos por estas pessoas.
Como funciona o seu negócio
Instalado na Base Collective em Curitiba. O objetivo da HandsOn é ter a princípio professores voluntários de diversas atividades ligadas ao artesanato e costura. O ensino será gratuito, em oficinas de 2hrs diárias, mas aberto a colaboração financeira externa com o objetivo de pagar minimamente os profissionais, cobrir as custas estruturais (água, luz, internet) e materiais. Nas demais horas por dia, a título de prática os alunos podem produzir aquilo que estão aprendendo e aquilo no qual melhor se desenvolverem. Esta produção poderá ser comercializada através de pontos de vendas físicos e online, gerando renda para auxiliar estes alunos. Passado o período de aprendizado a HandsOn ainda poderá possibilitar que as produções sejam realizadas dentro do espaços e utilizando seus esquipamentos até que os artistas/artesãos possam comprar seu próprio equipamento.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Produção e comercialização de artigos de decoração, cama, mesa, banho, vestuário. Venda através de e-commerce e parcerias com pontos de venda físico. Repasse de percentuais das vendas para o projeto, para os produtores e para a manutenção do espaço.
Viabilidade financiera
A diversidade cultural que pode ser obtida através do ensino de diversas técnicas a um público diverso pode resultar num importante mix de produtos. A história por trás dos produtos num mercado com cada vez mais interesse por negócios com propósito. FairTrade, FairMarket, etc.
Riscos
Não conseguir o suficiente para pagar minimamente os profissionais de ensino, causando a desistência do projeto. Não conseguir auxiliar ao mínimo para que os alunos possam arcar com valores do transporte e com isso desistam dos cursos.
Equipe
Henrique Cabral: Estilista e Consultor em Economia Criativa Co-fundador da Base Collective
Escalada
Formação do corpo de professores Instalação já ligada à Educação e formação profissional Volume de pontos de venda suficientes Parceiros/Fornecedores de matéria prima locais ou próximos
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Poder expor um novo modelo de negócio baseado em educação, formação, atividade prática e produção aliada a geração de renda. Tudo isto numa mesma iniciativa.
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "HandsOn"

Collaborate

Sign up or sign in to help Henrique improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "HandsOn"