Manacá - produtos fitoaromáticos

Nosso projeto é criar um empreendimento social de produção e comercialização de produtos artesanais terapêuticos, baseados nos saberes ancestrais dos povos indígenas, comunidades tradicionais e rurais (inicialmente do Estado do Espírito Santo) sobre o uso da flora medicinal, associados aos saberes contemporâneos das terapias naturais e produção sustentável da Fitoterapia e Aromaterapia, da agricultura biodinâmica e orgânica, da agroecologia e da farmácia viva.
Temos como propósito gerar prosperidade e sustentação dessas comunidades e suas culturas, salvaguardando seus saberes e práticas tradicionais relacionadas à saúde, a partir da formação e fomento de uma cadeia produtiva de produtos fitoterápicos caseiros, saboaria artesanal e produtos aroma terapêuticos (sabonetes artesanais, pomadas, óleos de massagem, óleos macerados e sais aromatizados, produtos de higiene pessoal e fitocosméticos)
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
- Situação de baixa renda e de exclusão socioeconômica de comunidades tradicionais e indígenas (inicialmente no estado do ES) - Desvalorização dos saberes e práticas ancestrais no uso de plantas medicinais dessas comunidades - Dificuldade de acesso a Politicas Publicas voltadas a valorização de produtos da cadeia produtiva da Sóciobiodiversidade
Como funciona o seu negócio
• Gera renda com produção e comercialização de sabonetes, cremes, óleos, argilas em parceria com a comunidade local, valorizando os saberes e flora medicinal nativa; • Organiza vivências e oficinas para fomentar a troca de experiências sobre produção de produtos da farmácia caseira, receitas e saberes sobre a medicina tradicional, aromaterapia, bem como o registro dos saberes locais relacionados ao tema
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
O modelo de negócio é produção e comercialização de produtos fitoaromáticos, em loja própria, de terceiros e e-commerce (médio prazo).
Viabilidade financiera
Esta proposta vem ao encontro de um movimento crescente no mercado de consumo global, também observado no Brasil, de uma geração de consumidores cada vez mais preocupados com o bem-estar de uma forma holística, que buscam o propósito daquilo que consomem, que cobram responsabilidade social e ambiental de quem produz e comercializa, que querem ter um impacto positivo no mundo e que querem informação com transparência e verdade. Além disso, produtos cosméticos e fitoterápicos em geral têm alto valor agregado, com margem de contribuição atrativa possibilitando a viabilidade financeira.
Riscos
• Falta de estudos sobre o manejo de espécies medicinais nativas na Região; • Enfrentar possíveis resistências na mudança de hábitos nas praticas de manejo que atualmente são apenas extrativistas para praticas de manejo e produção sustentáveis;
Equipe
Simone de Lima Machado, Bióloga, com mais de 10 anos de experiência em Etnoecologia no uso de plantas medicinais e Aromaterapeuta. Ana Luiza Gouvea, Arte Educadora, com parcerias de trabalho de educação ambiental com a Unesco em comunidades tradcionais. Luciane Carneiro Mendes, Eng. Química, Dra. em Tecnologia de Alimentos, com ampla experiencia na gestão de Inovação em Marketing e Negócios, dentro da iniciativa privada.
Escalada
Como se adequar a cada realidade local, como estabelecer a relação de confiança e trabalho justo com as comunidades foco.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Divulgar nosso projeto na busca de investimento e/ou parceiros e aprimorar nosso conhecimento em negócios sociais através da troca de experiências ampliando nossa rede de relacionamentos.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Manacá - produtos fitoaromáticos"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Luciane Mendes a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario