You must to enter or to register your account before to support this idea.

Parklet/Praça Itinerante/Rua Compartilhada

➤ Como funciona o seu negócio (como ele resolve o problema pretendido?)
O Projeto Estar Urbano surgiu com intuito de convidar as pessoas a retomarem a convivência nos espaços públicos, a caminharem e pedalarem pelas ruas, a perceberem o que pode ser melhorado nos diversos bairros com novas ideias e atitudes, independente de verbas públicas disponíveis. Nosso objetivo é viabilizar projetos especiais de urbanidade que contribuam de forma criativa e afetiva nos espaços de convivência comum: ruas, praças, canteiros, vazios urbanos e outros.É através da oferta de produtos e serviços como: parklets, Praças (Itinerantes e permanentes), mobiliários urbanos, Micro oásis, ruas compartilhadas e da realização de ações de gentilezas urbanas, como: oficinas, workshops, palestras, apresentações culturais, exposições artísticas que contribuímos para a melhoria do bem-estar social.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
Fortaleza hoje é uma cidade de aproximadamente 2 milhões e meio de habitantes. O índice de violência aumentou assustadoramente nos últimos anos, tornando as pessoas cada vez mais isoladas e reféns do medo. O índice de suicídio é crescente e preocupante entre jovens e adultos. Entendemos que o espaço pode sim ser agente transformador da realidade social e o encorajamento da participação coletiva torna essas mudanças autênticas e sustentáveis. Em reuniões com o poder público municipal percebemos uma receptividade dos conceitos e ideias abordados pelo Estar Urbano para melhoria dos espaços de convivência na cidade.
Como funciona o seu negócio
O Projeto Estar Urbano (que hoje virou uma empresa diante da tentativa de apoio e captação de recursos financeiros externos) surgiu com intuito de convidar as pessoas a retomarem a convivência nos espaços públicos, a caminharem e pedalarem pelas ruas, a perceberem o que pode ser melhorado nos diversos bairros com novas ideias e atitudes, independente de verbas públicas disponíveis. Nosso objetivo é viabilizar projetos especiais de urbanidade que contribuam de forma criativa e afetiva nos espaços de convivência comum: ruas, praças, canteiros, vazios urbanos e outros. Também conseguimos sensibilizar algumas empresas e pessoas físicas, captando recursos para investir em mobiliários que incentivem o pedestre, o uso da bicicleta e para execução de projetos de parklets, rua compartilhada, praças itinerantes, arte e paisagismo nos canteiros centrais e microoásis.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Nossas receitas são geradas a partir de negociações pontuais com algumas empresas locais através da venda de mobiliários e projetos. Nossos custos se dão com aluguel de uma sala comercial para reunir a equipe e com custos de projetos para apresentação das ideias estudadas. Temos custos com contador e encargos fiscais. Nossa produção de equipamentos é artesanal e terceirizada com mão de obra local.
Viabilidade financiera
Destacamos primeiramente a necessidade de mudanças e melhorias da vida urbana, desdobrando-se em melhorias individuais e coletivas no cotidiano das cidades. Entendemos que quando boas propostas são implantadas, experimentadas e aprovadas pela população inicia-se uma demanda natural de novas experiências e melhorias. Observamos esse movimento através do contato direto com as pessoas e de inúmeras mensagens que recebemos por e-mail e na rede social. Embora estejamos conseguindo avançar pontualmente com auxílio de algumas empresas, percebendo o potencial criativo e inovador de algumas propostas, imaginamos que o nosso modelo de negócio ainda esteja em formatação, por isso nosso interesse em poder compartilhar e aprender com a Yunus Negócios Sociais.
Riscos
Ainda entendemos como dificuldade a criação de uma prática de análise e manutenção física de tudo que já foi implantado na cidade. Entendemos que as colaborações das lideranças de bairro junto à sua comunidade são indispensáveis nesse processo o que torna o sucesso da ação amplo e complexo.
Equipe
O projeto Estar Urbano foi idealizado por nós, Liana Feingold e Laura Rios, arquitetas e urbanistas formadas desde 2004 pela Universidade de Fortaleza. Atuamos no mercado local desde então. Recebemos algumas premiações em amostras locais de arquitetura em categorias de design e sustentabilidade em alguns anos. Em 2015 tivemos dois mobiliários urbanos selecionados e expostos na Bienal Nacional de Design em Florianópolis. temos ministrado palestras e workshops em universidades,órgãos públicos etc
Escalada
Estabelecemos relações de conexão com vários grupos no território brasileiro e outras partes do mundo no intuito de trocar experiências positivas e negativas. Em 4 de dezembro fizemos parte da organização da primeira Conferência on line de Urbanismo Tático, com participação de quatro cidades brasileiras e grupos de Portugal e França. As dificuldades aqui são diferentes das encontradas por lá, cada região tem suas particularidades. Foi uma troca muito positiva e novos desafios foram lançados.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Conhecemos a Yunus Negócios Sociais nas redes sociais e nos identificamos com o conceito e os princípios apresentados. Compreendendo que estamos em harmonia em nossos objetivos, gostaríamos de conhecê-los com maior profundidade com intuito de trocarmos experiências e tentarmos uma parceria.
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Parklet/Praça Itinerante/Rua Compartilhada"

Collaborate

Sign up or sign in to help Estar improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Parklet/Praça Itinerante/Rua Compartilhada"