You must to enter or to register your account before to support this idea.

Muda meu Mundo

Muda meu Mundo é um negócio social que se incia no Ceará com o objetivo de resolver o problema da exploração dos agricultores familiares e do custo excessivo de alimentos comercializados sem agrotóxico. Nosso foco é a Agricultura Familiar e o Comércio Justo.
A ideia é simples: Iremos escoar a produção de alimentos sem agrotóxico dos agricultores familiares para a cidade de Fortaleza seguindo as bases de Comércio Justo. Ou seja, os agricultores receberão o preço justo (segundo tabela da Ceasa/Pronaf) pela venda dos seus produtos e os clientes do espaço Muda meu Mundo além de pagarem um valor justo pelo produto (sem exploração do mercado!) estarão comprando produtos agroecológicos direto do agricultor do seu estado.
A ideia é simples, mas existe muito mais por traz disso. Nossa visão é ser o elo para as pessoas mudarem o seu próprio mundo e o mundo do outro através da alimentação livre de agrotóxico acessível para todos e da geração de renda para os agricultores familiares.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
O Ceará ocupa hoje o 4º lugar no Brasil em quantidade de Agricultores Familiares ao mesmo tempo em que ocupa o 5º posição com maior índice de pobreza do país (segundo IBGE). A maior parte dessa pobreza é concentrada na zona rural. Infelizmente os agricultores familiares do estado do Ceará são explorados na venda de seus produtos. Por não terem capacidade de escoar a produção ou não saberem ao certo como precificar seus produtos, por mais que eles produzam continuam em pobreza. Por outro lado o mercado de alimentos sem veneno na capital é superfaturado. As grandes redes costumam cobrar preços abusivos á população e há poucos locais de venda de agroecológicos. Ou seja, os agricultores são explorados, os clientes são explorados e todos saem perdendo. Muda meu Mundo que resolver 2 problemas sociais: Agricultura Familiar e a Comercialização Justa dos produtos. Escoar a produção do pequeno agricultor e baratear o preço dos produtos para a população. Assim mudamos o mundo de todos.
Como funciona o seu negócio
Muda meu Mundo irá trabalhar em consonância com o ODS2- Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. O que faremos não será apenas escoar a produção do agricultor, iremos capacitá-los em técnicas agroecológicas, iremos comprar seus produtos de forma justa,por consequência sua renda aumentará, ele sairá da pobreza extrema e produzirá mais produtos sem veneno e que respeitem nosso planeta. Os clientes que comprarem esses produtos também serão beneficiados pela acessibilidade a produtos sem veneno, pelo preço praticado sem exploração, pela consciência e valorização da agricultura familiar sustentável e do consumo consciente. Tanto os Agricultores Familiares (beneficiários) como os Clientes serão impactados pelo Comércio Justo e a valorização da agricultura sustentável.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Os principais custos de Muda meu Mundo serão: a compra do produto dos agricultores e a logística de entrega, os custos de manutenção do espaço, pagamento de pessoal e as despesas variáveis na manutenção do espaço Muda meu Mundo. Nossas receitas virão da venda dos produtos de hortifrúti e grãos dos agricultores familiares no espaço Muda meu Mundo, a comercialização de produtos com marca Muda meu Mundo produzidos com os insumos dos agricultores (como o nosso molho de tomate que já está ficando conhecido), serviço de Delivery dos produtos ofertados no espaço, Tours de Horta onde os clientes e agricultores poderão interagir pessoalmente, cursos de horta urbana oferecidos no espaço. Nosso negócio é auto sustentável mesmo trabalhando com uma margem de lucro justa, diferente da praticada no mercado. Nosso lucro estará na quantidade de venda, no impacto da compra, nos cursos e produtos prontos e não no superfaturamento dos nossos produtos. Assim todas as pessoas poderão ter acesso.
Viabilidade financiera
A forma como Muda meu Mundo está desenvolvendo seu Modelo de Negócio dará condição deste ser um negócio social altamente replicável no nosso país, principalmente nos estados do nordeste e norte que tem os maiores índices de pobreza rural. O nosso sucesso se dará na nossa relação com os nossos beneficiários (agricultores) e clientes trazendo para eles uma experiência com Muda meu Mundo. Experiência de compra e venda de forma justa, de apoiar seu estado localmente através da compra dos produtos diretamente dos agricultores familiares e do acesso a produtos sem veneno. Somos viável financeiramente porque facilmente iremos nos manter através das várias opções de compra dos clientes e dos diversos produtos e cursos agregados. O mercado de produtos orgânicos/agroecológico cresceu no Brasil no último ano 40%, no Ceará está em pleno crescimento. Muda meu Mundo vem para aproveitando esse crescimento no consumo, apoiar os agricultores familiares locais.
Riscos
O maior risco do nosso negócio está nas mudanças climáticas que acontecem no Ceará, como é o caso da seca. Por isso temos implementado desde já a estratégia de capacitação do agricultor em técnicas agroecológicas não apenas no manejo do solo mas também, no armazenamento e no estoque da água para que ela fique disponível o ano todo. Temos nos aliado com organizações que trabalham com o desenvolvimento do semi-árido e estamos em busca de tecnologias e ferramentas para capacitar e conectar os agricultores com que poderá ajudá-los no momento.
Equipe
A equipe de gestão está estruturada por duas irmãs, sócias, engajadas em causas sociais e de sustentabilidade desde 1994. Priscilla Veras, lic. em Pedagogia, experiente em consultoria de projetos sociais e liderança, tanto para ONGs como empresas do 2º setor que queiram ter um setor social. E Déborah Veras, bach. em Secretariado Executivo e Pós-Grad. em Gestão da Qualidade e Produtividade, atuou na área de Suporte à Gestão, como Assessora a Executivos de empresas e indústrias de grande porte.
Escalada
Muda meu Mundo está sendo desenhado para ser replicado em qualquer lugar do mundo. O maior desafio na estruturação inicial deste projeto está na capitação dos agricultores familiares locais. As pessoas em situação de pobreza muitas vezes se acostumam a ser exploradas e as vezes tendem a ser céticas com ações como essas que tenham um discurso de justiça. Por isso é importante a relação próxima com cada família de agricultor local que esteja sendo beneficiado pelo Projeto. Eles precisam ser visitados, acompanhados, capacitados e tratados com muito sinceridade e respeito para que se sintam parte do negócio e se conectem a ele. Havendo uma boa relação com os agricultores familiares a segunda dificuldade será a logística de transporte dos produtos, que também pode ser remediada caso se tenha uma logística própria ou se imbutir os custos de logística no preço, assim o agricultor paga sua própria logística e inclui isso no valor do produto.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Nosso grande sonho é ser mentoreado pela equipe do Yunus no Brasil para a aceleração da nossa ideia. Queremos isso pelo respaldo que o prof. Yunus tem em se tratando de negócios sociais e sabemos que por causa dessa mentoria poderemos ser mais conhecidos e conseguirmos mais apoio. Adoraríamos poder receber investimento, mas acreditamos que só o fato de estarmos sendo acelerados pela Yunus nos ajudará a encontrar prestígio entre os investidores. Muda meu Mundo pode começar mudando a vida das pessoas no Ceará, mas pode mudar a vida de muito gente no país inteiro.
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Muda meu Mundo"

Collaborate

Sign up or sign in to help Priscilla Veras improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Muda meu Mundo"