Projeto Macaúba

O Projeto Macaúba tem como objetivo gerar uma alternativa ao óleo de soja e palma, alavancando a cadeia produtiva da macaúba como fonte de óleos vegetais sustentáveis. O projeto está localizado na região do bioma cerrado no Alto Paranaíba, Minas Gerais, Brasil, com três objetivos principais: 1) plantar 2.000 hectares de macaúba em sistema agrossilvipastoril, em áreas de pastagens degradadas em parceria com agricultores familiares, com potencial para o sequestro de 600.000 toneladas de CO², 2) promover a coleta extrativista de até 1.500 toneladas de frutos de palmeiras nativas por ano e 3) desenvolver uma usina modelo para o beneficiamento dos frutos da macaúba. Por se tratar de projeto piloto de demonstração de viabilidade, outro importante objetivo é a escalagem deste conceito agronômico para outras regiões do Brasil. A INOCAS, empresa desenvolvedora do Projeto, em 2 anos, já realizou o plantio de macaúba em parceria com 26 agricultores familiares (133.844 palmeiras em 500 hectares).
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto Macaúba"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Vitor Salomão a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo projeto, além de ter um foco ambiental muito em esclarecido ainda apoia o desenvolvimento e melhoria na comunidade local. A captura da emissão de CO2 no meio ambiente é um ponto muito bom deste projeto. Como mentora trago apenas alguns pontos de reflexão como: é passível de expansão para outros localidades replicando este mesmo modelo? Não consegui verificar se há utilização de Tecnologias. Novamente reforço que é uma excelente iniciativa!
Responder
Reportar
hace 3 años
Olá Andressa, tudo bem? Sobre a expansão, o Projeto Macaúba aqui inscrito se trata de um projeto piloto para demonstração de viabilidade e implantação da cadeia produtiva da macaúba, e portanto, tem em sua origem esse dever de expansão e ganhos de escala. Nosso objetivo é plantar 30.000 hectares adicionais em outras regiões do Brasil até 2030. Sobre a tecnologia, o modelo agronômico proposto pelo Projeto, de consórcio entre a macaúba e pastagens do bioma cerrado, sem mudanças no uso do solo, com a introdução de um segundo andar produtivo, está baseado em uma pesquisa de mais de 3 anos, financiada pela União Europeia e conduzida pela Universidade de Leuphana, na Alemanha. Além disso, há tecnologias inovadoras empregadas no processo de germinação da macaúba para a produção de mudas e novas tecnologias estão sendo testadas no âmbito do plantio, como adaptação de máquinas, assim como na indústria.
Responder
Reportar
hace 3 años
Iniciativa muito boa! A única que vejo realmente sustentando o meio ambiente com recuperação dos solos, também o social com a melhora da renda no campo evitando o Êxodo rural e finalmente a agroindústria economicamente viável. Meus PARABÉNS a todos os mentores e trabalhadores que acreditam nesse trabalho.
Responder
Reportar
hace 3 años
Parabéns por esta iniciativa!
Responder
Reportar
hace 3 años
Olá Projeto Macaúba, sou Josephine, do equipe de Socialab, bem-vindos à Social Innomarathon. Esta será uma experiência incrível! Lembre-se que você pode mudar sua aplicação as vezes que achar necessário até 14 de junho que fecha a etapa. Você deve estar pendentes dos comentários sobre a plataforma e do correio eletrônico que registraram no formulário. Se você tiver alguma dúvida, por favor escreva-me ao email: proyectos.colombia@socialab.com. Bom dia!
Responder
Reportar
hace 3 años