You must to enter or to register your account before to support this idea.

Agroflorestamos

A Agroflorestamos tem o propósito de reunir e disseminar os movimentos agroflorestal e agroecológico por meio de uma plataforma online com conteúdos feitos por agricultores familiares, técnicos agrícolas, agentes ambientais diversos que produzem alimentos e/ou conhecimentos orgânicos para conscientizar e empoderar o indivíduo para ser um agente de transformação. Como ponto de partida, iniciaremos a implementação de um Sistema Agroflorestal (SAF) numa área já disponível de 1 hectare na cidade de Pilar do Sul, SP, registrando todas as etapas para que façam parte do conteúdo da plataforma educativa. Nesse "laboratório" haverá a produção de alimentos orgânicos, a conservação e multiplicação de sementes crioulas, sendo ainda local para oficinas de capacitação e vivência agroflorestal para a comunidade local. Ao firmar um núcleo municipal, promoveremos a articulação com outras iniciativas para o fortalecimento dos movimentos da Agroecologia e Agrofloresta no Brasil.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
- O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo desde 2008. Cada brasileiro ingere 5 litros de veneno por ano e 70% dos alimentos in natura que comemos estão contaminados; - Segundo dados do Censo Agrário 2006, aproximadamente 4 milhões de agricultores familiares não sabem ler nem escrever; - Há uma crise profunda no Brasil com diversas faces: econômica, política, social e ambiental. Atualmente o desemprego atinge 12 milhões de pessoas no país; - Falta de uma plataforma que fortaleça e unifique a conexão entre pessoas com interesse agroflorestal, ambiental e agroecológico.
Como funciona o seu negócio
Caminhada pelas ruas de Pilar do Sul convidando a comunidade para conhecer o Agroflorestamos. Nessa oportunidade, faremos uma roda de conversa sobre a atual conjuntura da produção de alimentos no Brasil e os impactos do uso de agrotóxicos, além do mapeamento dos produtores da região seguido de um convite para o primeiro mutirão do Agroflorestamos. Em mutirões participativos implementaremos o SAF na propriedade Agroflorestamos, registrando o passo a passo da transformação de uma área atualmente improdutiva até a formação de um SAF. O material será editado e veiculado na plataforma online Agroflorestamos, empoderando e inspirando pessoas que queiram implementar um SAF, transformando sua realidade. Paralelamente, haverá a busca de diversas iniciativas agroflorestais e agroecológicas, criando vídeos didáticos curtos com temas definidos para cada agricultor, técnico agrícola, e outros agentes ambientais explicarem sobre o seu papel e suas iniciativas em prol da Agrofloresta e Agroecologia.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Os principais custos: Sementes e Mudas Mão de Obra (equipe projeto) Transporte (Deslocamento São Paulo - Pilar do Sul) Compra de equipamentos (Possibilidade Financiamento da Caixa) Ferramentas: Facão, Motoserra, enxadas (Custo Fixo) Aluguel de trator (De R$ 80 a R$ 150 a hora) As receitas do projeto serão provenientes de: - Cursos Específicos (Bioconstrução, Agroflorestal, Manejo da Aguá, culturas específicas) - Hortaliças (Primeiros 6 meses) - Legumes (Retorno de 6 a 9 meses) - Frutíferas (Retorno 1 a 5 anos) - Madeira (Retorno 3 a 40 anos) - Manufatura de óleos essenciais - Manufatura de geleias e chás - Ervas medicinais - Parcerias com restaurantes - Adubo e Biofertilizante - Kits para hortas em pequenos espaços - Patrocínio de empresas que compartilhem dos mesmos valores da Agroflorestamos
Viabilidade financiera
A criação de conteúdo educativo que, através da plataforma Agroflorestamos, articula pessoas e fomenta a rede de produção de sistema agroflorestal, sistema este de alta produtividade e que de maneira ecológica traz abundância de alimentos, transformando realidade de pessoas. A criação de conteúdo relevante para a área da Agrofloresta será fator determinante para o reconhecimento do trabalho realizado, atraindo parceiros para o movimento agroflorestal e demandando novas frentes de trabalho e abertura de novos núcleos para criação de novas áreas agroflorestais. Apoiadores que acreditam que a Agrofloresta e a Agroecologia são caminhos férteis para promover a economia solidária, o cuidado com o meio ambiente, a justiça social na produção de alimentos.
Riscos
A plataforma não oferecer a flexibilidade de formatação, restringindo a informação.
Equipe
Aline Inoue (Yumi) - Relações Públicas, articuladora de projetos socio-ambientais, Agricultora Urbana Pedro Berengani - Profissional de Comunicação e Multimeios, Facilitador de projetos sociais, Produtor Agroflorestal Renato Fenerich - Engenheiro Ambiental especialista em manejo da Água, Produtor Agroflorestal Antonio Mattos (Toni) - Engenheiro de Produção, Consultor Agroecológico
Escalada
O escalonamento terá um desafio de entender a peculiaridade de cada bioma no Brasil, na América Latina e no mundo, além do desafio do idioma e da conquista da confiança por parte dos apoiadores e agricultores na construção de uma rede unificada, em prol do bem único de cuidar da terra e das pessoas. O Agroflorestamos surgiu a partir do encontro de jovens urbanos no questionamento do atual sistema que não possibilita sermos nós por inteiro, e acabamos só sendo metade do que realmente somos. A Agrofloresta nos questiona e nos faz perguntar: “como você funciona, mãe?”. A Agrofloresta é um trabalho que por mais exaustivo que seja, ela nos tira mas ao mesmo tempo nos dá toda a sua energia para continuarmos fazendo aquilo para que viemos fazer, regenerar! Somos jovens que estamos procurando o seu propósito e seu papel dentro do conjunto maior, porque estamos todos conectados, coexistindo, preexistindo, subexistindo, somos todos um. Vamos entender o sinal. Agrofloresta, estamos aqui!
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
A participação do desafio Yunus é um incentivo para a concretização de um sonho em comum, o de cuidar da terra, das pessoas e do meio ambiente, partilhando os excedentes. O principal objetivo em estar aqui é lapidar o projeto para que atinja seu alto potencial de geração de impacto.
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Agroflorestamos"

Collaborate

Sign up or sign in to help Aline improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Agroflorestamos"